Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
OFICINA DE INTRODUÇÃO AO BHARAtANATYAM
Com Eeshani Lasya
DATA Sábados | 10, 17, 24 e31 de Outubro
HORAS | 15.30 às 17.00
PARTICIPANTES |Mín. 5, Máx. 20
PREÇO | €25 / sessão ou €80 / 4 sessões
Este percurso em quatro sessões propõe um mergulho na linguagem do Bharatanatyam - uma dança clássica indiana onde cada gesto, olhar e respiração têm significado. Do traço delicado do hasta abhinaya, o alfabeto dos gestos simbólicos com as mãos, passamos pela precisão do movimento isolado, pela pulsação viva do tala, e chegamos ao universo expressivo do bhava, onde o corpo se torna veículo das emoções. Uma experiência de consciência, técnica e presença, em que o bailarino/performer é convidado a habitar o tempo, o som e o sentimento em cada movimento. Ideal para bailarinos e atores de vários estilos, em especial na área da Dança Clássica Indiana. Aberto a praticantes de todos os níveis, curiosos e apaixonados pela sabedoria e cultura da Índia.
10 Outubro
Sessão 1 - Hasta abhinaya: o alfabeto do gesto
Nesta sessão falaremos sobre a simbologia dos gestos com as mãos e que mensagens comunicam. Os participantes aprenderão os gestos (hasta abhinaya) e suas múltiplias aplicações (viniyogas). Aprenderão ainda a recitar os nomes dos gestos, assim como a sua utilização na criação de diálogos e numa pequena peça de dança.
17 Outubro
Sessão 2 - Movimento Isolado: Consciência, Técnica e Expressão
Uma sessão dedicada ao estudo dos movimentos isolados do corpo: movimentos de olhos (drishti bheda), cabeça (shiro bheda), pescoço (griva bheda), pés (pada bheda), entre outros. Ideal para bailarinos e atores, ativando a consciência corporal e expressividade, precisão e subtileza, que são a base das danças clássicas indianas e que podem ser aplicados em diferentes contextos.
24 Outubro
Sessão 3 Tala: O Tempo que Sustenta a Dança Nesta sessão, mergulharemos no universo da tala, o sistema rítmico que estrutura e dá vida ao Bharatanatyam. Através de exercícios corporais, contagens rítmicas e pequenas sequências de adavus (passos), exploraremos como o tempo se manifesta no corpo, sustentando o movimento e a expressão. Os pés do bailarino tornam-se instrumentos de percussão, enquanto o resto do corpo se expressa de forma fluida.
31 Outubro
Sessão 4 ‘Bhava: explorando as emoções’ Uma sessão dedicada ao estudo da expressão emocional no Bharatanatyam. A partir das nove emoções fundamentais (navarasa) descritas nos tratados de artes performativas indianas e da linguagem expressiva (abhinaya), trabalharemos as emoções como caminhos para uma presença cénica autêntica e sensível.
Eehani Lasya
Eeshani Lasya é fundadora do UPAYANA Project (2025), projeto educativo dedicado à promoção da cultura indiana. Com formação em Pintura, Arquitetura, Música e Dança, é praticante de Yoga e Meditação há cerca de três décadas, período durante o qual iniciou o estudo da Literatura Védica. Performer, coreógrafa e professora, desenvolve o seu trabalho na Dança Clássica Indiana - Bharatana?yam e Odissi - há cerca de 20 anos.
Estudou em Portugal, Reino Unido e Índia com as professoras: Tarika Valli, Seeta Patel, Sonali Skandan, Sonli Mishra, Sanjeevini Dutta e Silva Freire. Continua a sua formação em Bharatanatyam sob orientação da sua Guru Drª Vidya Rao, que reside em Bangalore.
Tem participado e co-organizado conferências sobre Artes Performativas e Cultura Indiana em várias universidades portuguesas, estabelecendo pontes académicas com instituições indianas, como a Jain University of Bangalore. A sua investigação em Cultura Indiana deu origem a conteúdos para plataformas digitais, bem como a programas de televisão e rádio. Atualmente, é coordenadora do Departamento de Comunicação da Comunidade Hindu de Portugal.
O seu contacto com o sânscrito iniciou-se em 1997, tendo posteriormente aprofundado os estudos sob a orientação da Vaishvik Gyanganga Seva Trust, Udaya Shreyas, Nirvana Academy e Prof. Paula Ornelas (Vidya Mandir, Brasil).
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Preços
Descontos
- Pacote - 4 sessões
- Sessão 1 - 10 Outubro
- Sessão 2 - 17 Outubro
- Sessão 3 - 24 Outubro
- Sessão 4 - 31 Outubro