Promotor
ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Sinopse
de Rui Macário Ribeiro | produzido por Conservatório de Música de Viseu
Que sons, que melodias, que pensamentos, se partilham num automóvel, anacrónico, pessoal rumo a uma ocasião que definira´ o pais, mas de cujo desfecho não são ainda conhecedores?
“A Viagem dos Capitães” e´ uma proposta de criação musical, a partir de acontecimentos reais - a intervenção do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, no dito “Golpe das Caldas” e a participação no 25 de Abril de 1974 - que reproduz a viagem dos então Capitães do RI14 ate´ Lisboa, em viatura própria.
A proposta artística, musical e textual, recupera os anseios (receios?) dessa participação na Revolução de 1974, situados entre o sonho da Democracia e a memória de um golpe falhado um mês antes.
Qual seria o estado de espírito dos Capitães, ao viajar para Lisboa? O que aconteceria se tudo voltasse a correr mal? Essa viagem e´ agora acompanhada por uma banda sonora (a playlist putativa dos Capitães), a partir de músicas de intervenção da época, com arranjos e composições originais a partir de músicas relevantes para a Revolução de Abril, e o texto que se imagina que povou o pensamento destes homens.
Com composições de António Vitorino d’Almeida, Anne Vitorino d ´Almeida e Jose´ Carlos Sousa, arranjos originais de Luís Cardoso, para as músicas de intervenção selecionadas, e texto de Jose´ Rui Martins, este e´ um espetáculo sobre pessoas e sobre os seus esforços individuais para uma causa considerada comum e partilhável.
Esta “Viagem dos Capitães” homenageia e e´ inspirada na viagem realizada pelos sempre Capitães de Abril: Diamantino Gertrudes da Silva; Arnaldo Costeira; Aprígio Ramalho; António Ferreira do Amaral e Amândio Augusto.
Ficha Artística
Direção Artística & Composições Originais: José Carlos Sousa
Composições Originais: António Vitorino d’Almeida e Anne Vitorino d’Almeida
Arranjos: Luís Cardoso
Textos e Narração: José Rui Martins
Direção Musical: Tiago Correia
Intérpretes: Alovino Munguambe (Perc.); Carlos Silva (Clarinete); De´rcio Fernandes (Contrabaixo); Joana Correia (Flauta); Nancy Brito (Acordeão)
Vídeo: João Pedro Pinto
Ilustração, Design, vídeo promocional: Luís Belo
“A Viagem dos Capitães” e´ uma criação a partir de conceito original de Rui Macarío Ribeiro, produzido e desenvolvido pela Proviseu/Conservatório de Música Dr. José Azeredo Perdigão com apoio da Projecto Património/Memória Comum - Associac¸ão
Preços