Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
As quatro estações de Antonio Vivaldi (1678-1741) é umas das obras mais populares da música barroca. Composta por quatro pequenos concertos para violino e orquestra de cordas, esta composição fortemente imagética, inspirada por quatro sonetos, evoca os estados da natureza associados a cada uma das estações do ano, criando uma empatia imediata com a audiência, que facilmente se deixa fascinar pela diversidade dos ambientes sonoros e pelo extremo virtuosismo exigido aos músicos. Inês Vaz e Pedro Santos propõem-nos uma abordagem verdadeiramente original, ao interpretarem esta icónica peça com dois acordeões.
Inês Vaz tem sido premiada como intérprete a solo e em agrupamentos de música de câmara. Musicalmente, dedicou-se ao estudo dos estilos clássico e contemporâneo, com um crescente interesse pelo jazz, que a levou a estudar harmonia e improvisação. Divide a sua actividade entre o ensino de acordeão e de piano, performance e composição. Foi solista com o Coro Gulbenkian, com a Camerata Atlântica, e colabora frequentemente com artistas como Vitorino ou Salvador Sobral. Em 2021 editou o disco a solo Timeless Suite.
Pedro Santos tem sido premiado em diversos concursos, apresentando-se regularmente a solo. A convite da Orquestra Sinfónica do Porto actuou com Luciano Pavarotti. Já partilhou o palco com orquestras e projectos colectivos, como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Lusotango, o NewMusicCollective ou o Bayan Quartet. É músico residente do projecto Concertos para bebés. Tem colaborado com intérpretes como Dulce Pontes e Teresa Salgueiro. No teatro, integrou espectáculos do Teatro Aberto, da Cornucópia, e d’O Bando. Lecciona em várias academias de música portuguesas.
Ficha Artística
Transcrição para acordeão de Inês Vaz e Pedro Santos
Comentários de Alexandre Delgado