Promotor
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Breve Introdução
A árvore tem forte representação e simbologia em muitas culturas e linhas de pensamento. Tida como elemento que liga o céu, a terra e o submundo, é também sinónimo de evolução e regeneração e ilustra ciclos de vida. Nesta conversa, Ilan Ashkenazi, Padre Francisco Mota, Undine Whande exploram as diferentes perspetivas e ligações do elemento árvore à luz da Cabala, ao Cristianismo e à Antiguidade.
O compromisso de Joana Vasconcelos para com a saúde, o bem-estar e a cura é a razão deste ciclo de conferências. A Árvore da Vida foi uma das escolhas de Fausta Rendall para a ponte entre Arte e Cura.
Árvore da Vida (2023)
Partindo do desafio para dialogar com a escultura de Gian Lorenzo Bernini na Vila Borghese, Joana Vasconcelos imaginou a árvore em que a figura mitológica de Dafne se transforma quando, fugindo às investidas amorosas de Apolo, decide adquirir a forma de um loureiro. Um gesto de autodeterminação e superação que encontrou paralelo quando – no confinamento a que o seu atelier se viu forçado devido à pandemia de Covid 19 – a artista plástica pediu aos artesãos que com ela trabalham que se ocupassem da produção de folhas. 140.000 no total, todas bordadas à mão, com motivos diferentes, tal como o canutilho de Viana do Castelo, assentes em 354 ramos que dão forma a uma árvore com mais de 13 metros de altura. Criação site-specific para a Sainte-Chapelle de Vincennes em Paris, levada a cabo em colaboração com o Centre des Monuments Nationaux para celebrar a Temporada Cruzada Portugal-França 2022, e com curadoria de Jean-François Chougnet, a obra reforça a verticalidade do vínculo entre terra e céu, mundano e espiritual. Adaptada agora ao espaço do maat, prossegue o diálogo com as especificidades da arquitetura. Combinando perícia manual e eletricidade, estabelece na perfeição a ligação entre “arte e tecnologia”.