Promotor
Município de Coimbra
Sinopse
Espetáculo inserido na programação do Festival CORRENTES DE UM SÓ RIO - 6.ª Edição. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, que se realiza de 4 a 8 de outubro de 2023
Nápoles e Coimbra têm algo em comum que poucas cidades podem afirmar ter: música inerente à sua região/cidade que é considerada uma forma de expressão autêntica das comunidades em que se originaram. Este elo é ainda mais forte e particular considerando que, a par da Canção de Coimbra, a Canção Napolitana comunga também da tradição de ser cantada tradicionalmente por homens e, entre outras temáticas, versar sobre amor quer entre os humanos, quer pelas cidades.
Embora a Canção de Coimbra e a Canção Napolitana sejam tradições musicais distintas e originárias de regiões diferentes, é possível estabelecer quatro pontos-chave que as ligam entre si: temas emocionais - ambas as Canções abordam o amor, a saudade, a melancolia e as experiências da vida quotidiana; influência popular - ambos os estilos musicais foram transmitidos ao longo do tempo por meio da tradição oral e são valorizados como expressões autênticas da cultura local; instrumentação e sonoridades características - embora utilizem instrumentos diferentes, tanto a Canção de Coimbra quanto a Canção Napolitana têm uma instrumentação característica que contribui para sua sonoridade distintiva; e o património cultural - ambas são consideradas patrimónios culturais das suas respetivas regiões.
O Trio Memorie Popolari tem-se dedicado a este encontro de culturas de forma brilhante e inovadora, quer pela magnífica voz de Juliana Azevedo, pela inusitada introdução do clarinete de Federico Pascucci ou pela guitarra acústica de ritmos tradicionais de Simone Mosca. in.dia aliam-se a este projeto para representar e acentuar a sonoridade coimbrã pela guitarra de Coimbra de Hugo Gamboias e pela guitarra clássica de Diogo Passos.
Expresso Coimbra | Nápoles pretende ser uma Serenata que homenageie o património, como tem sido apanágio do Festival Correntes de um Só Rio desde a sua primeira edição.
Ficha Artística
Voz: Juliana Azevedo
Clarinetes: Federico Pascucci
Guitarra Clássica: Simone Mosca e Diogo Passos
Guitarra de Coimbra: Hugo Gamboias
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
Bilhete geral:
€5
€3 Bilhete estudante; = 65 anos; grupos = 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música
Cartão Amigo CSF (40% desconto)