Promotor
Teatro Circo de Braga, EM, SA
Breve Introdução
Numa sociedade onde a tecnologia está imbuída nas mais simples tarefas diárias, tentar separar as media arts dos restantes domínios artísticos pode ser, como coloca o teórico e artista Lev Manovich, demasiado redutor. Tecnologia e criação artística são hoje duas faces da mesma moeda.
Mas será que foi sempre assim? Como surgiram as media arts? E onde se desenha a fronteira entre aquilo que cabe ou não neste domínio artístico?
O termo media arts tem servido de chapéu a diversas subcategorias - de que são exemplos, entre outros, a arte sonora, a bioarte, a arte digital ou a realidade virtual - e que frequentemente se expandem para além do seu entendimento.
Dividido em quatro módulos, o Curso Livre em História das Media Arts propõe uma visão alargada deste conceito, facultando uma contextualização histórica do surgimento das novas linguagens até à adoção das expressões híbridas dos dias de hoje.
21 nov | Módulo 3 — História das Media Arts II
As práticas artísticas e as formulações teóricas das medialidades artísticas em relação com o corpo e o vivo: das noções dos corpos tecnologicamente expandidos à arte viva (bioart).
Informações Adicionais
Formadores: André Rangel e Verónica Metello
Público-alvo: interessados em media arts e em história e teoria da arte contemporânea, independentemente dos seus estudos ou percursos profissionais.
Nota: O curso é composto por quatro módulos, que poderão ser frequentados em conjunto, através da aquisição do Cartão Curso Livre em História das Media Arts, ou de forma independente. A formação decorrerá online, através da plataforma Zoom. Mais próximo das datas de cada um dos módulos, serão enviados os links de acesso a cada um dos participantes.
Notas sobre o Curso Livre em História das Media Arts:
Nos Módulos 1 e 4 faz-se uma abordagem que esclarece sobre as qualidades dos meios que os artistas vêm utilizando na materialização das suas obras. Familiarizam-se os participantes com uma diversidade de temas que vão desde o desenvolvimento de linguagem como meio até às novas expressões híbridas que não se limitam a géneros convencionados como instalação sonora, instalação vídeo, instalação interativa, performance, entre outros.
Nos Módulos 2 e 3 partiremos dos exemplos concretos que na história da arte, da literatura e da teoria criaram e pensaram formulações e articulações das media artes com o denominado performativo, no recurso à experimentação como método e prática artística num campo alargado de recursos técnicos e conceptuais.